English

Português

Friday, June 3, 2011

Rangoli - A arte da gratidão e boas vindas





      
     Rangoli é uma arte indiana que combina as belas cores da diversificada cultura indiana e tradição. O termo Rangoli é derivado dos termos Rang e Aavalli que significam cores e linhas de cores, respectivamente. Como o nome sugere, é uma arte feita com bonitas e vibrantes mistura de cores. Também é uma peça decorativa  que utiliza pó branco finamente moído e mistura de cores para iluminar a entrada de muitas casas indianas.  


    Os traços originais do rangoli são encontrados em uma lenda registrada no Chitralakshana que é a primeira tese sobre a pintura indiana. Acredita-se que há séculos, o Senhor Brahma infundiu vida em uma pintura de um menino. Essa pintura foi criada pelo Rei daquele  época  no momento em que ele perdeu seu filho. Ele foi convidado pelo Senhor Brahma para desenhar uma pintura de seu filho para que o Senhor pudesse dar uma nova vida a ele. Essa é considerada a primeira pintura indiana. Quando se trata de Rangoli, é completamente diferente do que conhecemos como pintura. Embora seja uma das formas, mas não aquele que desenhamos na tela tecido coloridos ou  tintas a óleo. É uma bela forma pintada  em pisos que usa as cores em pó para dar a arte uma mágica beleza e charme.


   Há muitos tipos diferentes de Rangoli. O tipo tradicional é aquele com 16 ou 32 pontos onde as linhas são interligadas a partir deles para formar uma peça decorativa que é delineado pelo pó branco e no interior do desenho é preenchidos com cores diferentes, dependendo do desenho ou padrão. Outra forma é o desenho à mão livre que é muito popular na era moderna. Esta forma não exige qualquer ponto ou linha para criar um Rangoli.







     Qualquer desenho é simplesmente feito no chão à mão livre e então preenchido com as cores desejadas. Os motivos ou desenhos usados ​​para o Rangoli são na sua maioria retirados da natureza um pavão, cisnes, trepadeiras, animais, flores, e as pegadas de Deuses ou Deusas ou símbolos sagrados como a suástica.







    Alguns até mesmo desenham  formas geométricas, como quadrados, círculos e triângulos. A gama de cores vibrantes preenchidas nestes padrões e desenhos os fazem parecer mais belos e atraentes. Embora antigamente as cores fossem retiradas das cascas de árvores e folhas, atualmente muitas formas sintéticas estão disponíveis.








Nos tempos antigos, o Rangoli erai restrito a ocasiões auspiciosas e festivais como o Diwali. Acredita-se que no dia de Diwali, a entrada de cada casa é decorada com a encantadora pintura rangoli para receber a pintura da deusa Lakshmi. Atualmente, essa bela arte não precisa de ocasião. Ele agora se tornou um meio para receber convidados, espalhando alegria e prazer em todos os lugares. Através desta bela forma de arte indiana, as pessoas expressam sua gratidão e hospitalidade para todos os convidados, sem distinção de ocasiões e festas.



     Os devotos do Senhor Jagannath realmente gostam de expressar sua gratidão durante o festival de  Ratha Yatra. Aqui em Mumbai, temos 13 Ratha Yatras por ano  e durante todos eles você pode ver os devotos fazendo rangolis para receber  o Senhor durante a procissão, que dura às vezes cinco, seis ou até sete horas! 












E eles não param!




Você pode vê-los criando rangolis todo o tempo!













    Você pode imaginar que não deve ser confortável ficar com as pernas e as costas curvadas, fazendo esses desenhos durante horas e horas, mas eles fazem isso muito alegremente, a fim de expressar seu amor e presentear o Senhor Jagannatha com uma bela oferenda!


    Sua serva
    Vaisnava Krpa dd



0 comentários:

Post a Comment